23 February 2015

Nome de Portugal

Gaia e Porto
O nome de Portugal tem origem em Portus Cale, depois Portucale. Esta era uma cidade romana na foz do rio Douro, na região do noroeste da Península Ibérica chamada Galécia (Gallaecia ou Callaecia em latim), que incluía a moderna Galiza, Norte de Portugal, Astúrias e Leão. A cidade de Portus Cale corresponde às modernas Porto e Vila Nova de Gaia.

A palavra Portus tem origem no latim portus com o significado de porto, assim como porta, entrada. A palavra Cale, ou Calle, tem uma origem incerta. Entre as várias hipóteses encontram-se as seguintes:
- do grego καλλισ (kallis), "belo";
- do latim cale, "quente";
- do nome dos povos celtas chamados callaeci, gallaeci, καλλαϊκοί (kallaikoi, em grego), calaicos ou galaicos, que estará também na origem do nome da Galécia romana, depois Galiza, que incluía o Norte de Portugal;
- do nome da deusa celta Cailleach, adorada pelos callaeci;
- de Catelo, Gathelo ou Goídel Glas, da mitológica céltica, sendo Porto Gatelli (depois em latim Portus Cale) o nome da cidade fundada por Catelo.
- de cala (enseada estreita entre rochedos), de origem celta ou anterior.

O Online Etymology Dictionary, indica que o nome moderno de Portugal em inglês vem de Portyngale, usado no século XIV, com origem no latim medieval Portus Cale, que significaria "o porto de Gaya".
A forma do nome Portucale é usada no século V na Crónica de Idácio de Chaves, em latim. No século IX há referência à província portugalense e no século X surge o uso do nome Portugal.
Entre os séculos IX e XII o Condado Portucalense ou Condado de Portucale / Portugal, com capital em Portucale (ou Portus Cale) e depois Guimarães, é sucessivamente desagregado e reincorporado no Reino da Galiza, sendo nos períodos de autonomia vassalo dos reinos das Astúrias, Leão e Galiza. No fim do século XI D. Afonso VI de Leão e Castela entregou o governo do Condado Portucalense ao conde D. Henrique de Borgonha. O seu filho, D. Afonso Henriques, declarou em 1139 a independência do Reino de Portugal.

Ver também o nome da Galiza. Ver também o nome de Portugal noutras línguas.

Imagem: Vila Nova de Gaia em primeiro plano e o Porto atrás; detalhe de gravura de Teodoro Maldonado, 1789; domínio público; gravura completa em pt.wikipedia.org.

No comments: