17 April 2015

África

Definições e esclarecimentos sobre topónimos e expressões relacionadas com África.
A África (em francês Afrique; em inglês Africa; em árabe أفريقيا) é o terceiro maior continente da Terra, localizado entre o Mar Mediterrâneo, o Oceano Atlântico, o Oceano Índico e a Ásia ocidental. O nome em várias línguas tem origem imediata no latim Africa, usado em subdivisões do Império Romano, nomeadamente a África Proconsular (em latim Africa proconsularis), na região da atual Tunísia, com capital em Cartago.
A África do Sul ou República da África do Sul (em inglês South Africa; em africâner Suid-Afrika) é o país mais meridional de África.
A África Austral, também chamada África Meridional ou Sul de África (em inglês Southern Africa), é a parte sul do continente africano. Os seus limites e países incluídos variam conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico.
O Norte de África, também chamado África do Norte ou África setentrional, é a parte norte do continente africano. Os seus limites e países incluídos variam conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico. O Magrebe (em árabe المغرب العربي, «poente» ou «ocidente») faz parte do Norte de África, correspondendo ao noroeste do continente.
A África Negra, ou África subsariana (ou subsaariana) é a região do continente africano a sul do deserto do Sara (Saara), não incluindo o Norte de África, ou seja a maior parte do continente, onde predominam os povos de pele escura.
A África Branca, um termo menos usado que África Negra, corresponde ao Norte de África, onde a maioria da população é árabe, de pele mais clara que os africanos a sul do Sahara.
A África Central (em francês Afrique centrale; em inglês Central Africa, por vezes também Middle Africa) é uma região que agrupa vários países no centro do continente africano. Os seus limites e países incluídos variam conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico.
A África Equatorial Francesa (em francês Afrique-Équatoriale française ou AEF) foi uma federação de colónias francesas, de 1910 a 1958, na África Central.
O Protetorado Britânico da África Central (em inglês British Central Africa Protectorate ou BCA) foi um território colonial britânico correspondente ao Malawi.
A África Ocidental (em francês Afrique de l'Ouest; em inglês West Africa, Western Africa ou West of Africa) é a parte oeste do continente africano. Os seus limites e países incluídos variam conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico. O arquipélago e república de Cabo Verde faz parte desta região africana.
A África Ocidental Espanhola (em castelhano África Occidental Española) foi o nome dado ao conjunto de colónias e protetorados espanhóis no noroeste de África, de 1946 a 1958. Num âmbito mais vasto, África Espanhola (em castelhano África Española) foi o nome dado ao conjunto de colónias e protetorados espanhóis em África.
A África Ocidental Francesa (em francês Afrique-Occidentale française ou AOF) foi uma federação de colónias francesas, de 1895 a 1958, na África Ocidental.
África Ocidental Portuguesa, Estado da África Ocidental, Angola Portuguesa, Província Ultramarina de Angola e Estado de Angola, foram nomes atribuídos a Angola durante o período colonial.
A África Oriental (em inglês East Africa ou Eastern Africa; em suaíli Afrika ya Mashariki) é uma região que agrupa vários países no leste do continente africano. Os seus limites e países incluídos variam conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico.
A África Oriental Alemã (em alemão Deutsch-Ostafrika; em suaíli Afrika ya Mashariki ya Kijerumani) foi uma colónia alemã no leste do continente africano que incluía os futuros territórios do Tanganica, Ruanda e Burundi (em alemão Tanganjika e Ruanda-Urundi).
A África Oriental Britânica (em inglês East Africa Protectorate ou British East Africa) foi um protetorado do Reino Unido no leste África, correspondendo principalmente ao Quénia.
África Oriental Italiana (em italiano Africa Orientale Italiana ou A.O.I.) foi o nome dado às colónias italianas no Corno de África: Abissínia (Etiópia), Eritreia e Somália Italiana.
África Oriental Portuguesa, Estado da África Oriental, Moçambique Português, Província Ultramarina de Moçambique e Estado de Moçambique, foram nomes atribuídos a Moçambique durante o período colonial.
Corno de África, também chamado Chifre da África, Nordeste Africano e Península Somali (em inglês Horn of Africa; em amárico የአፍሪካ ቀንድ; em árabe القرن الأفريقي‎; em somali Geeska Afrika; em oromo Gaaffaa Afriikaa; em tigrínia ቀርኒ ኣፍሪቃ), é o nome atribuído à região nordeste do continente africano, que presentemente inclui a Somália, a Etiópia, o Djibuti e a Eritreia.

No comments: