22 April 2015

Alcácer

Castelo de Alcácer do Sal
Alcácer (do árabe القصر, al-qasr, al-qsar ou al-kasr, «castelo, fortaleza ou palácio»; em castelhano alcázar) é um termo utilizado em edifícios e topónimos. Frequentemente é usado como sinónimo de alcáçova (do árabe al-qaçba, «cidadela»). A palavra árabe, por sua vez, é uma alteração da latina castrum e castra (plural), com o mesmo significado.
Alcácer do Sal é uma cidade do Baixo Alentejo, em Portugal. O seu nome fenício poderá ter sido Bevipo ou Keition. O seu nome latino era Salacia. Os árabes chamaram-lhe قصر أبي دانس, Al-Qasr Abu-Danis, sendo a capital da província de Al-Qasr.
No Estado Espanhol há várias povoações com o nome de Alcázar (Alcácer), equivalente ou derivado, entre as quais:
- Alcázar de Milmanda, ou Santa María de Alcázar de Milmanda, no concelho de Celanova, na Galiza.
- O Alcázar, no concelho de Salvaterra do Minho, na Galiza.
- Alcázarno município de Órgiva, na Andaluzia.
- Alcázar de San Juan, Alcázar del Rey e Alcocer, em Castela-La Mancha.
- Alcazarén, em Castela e Leão.
- Alcàsser (em castelhano Alcácer), na Comunidade Valenciana.
- Alquézar (em aragonês Alquezra), em Aragão.
El Alcázar é um município da província de Misiones, na Argentina.
Na República Italiana a comuna de Cassaro (em siciliano Cassuru) localiza-se na Sicília. O seu nome também deriva do árabe القصر (al-qasr).
Alcácer Quibir (em árabe, القصر الكبير, Al-Qasr Al-Kabir, «grande fortaleza»; em francês Ksar El Kébir; em castelhano Alcazarquivir) é uma cidade situada no norte de Marrocos, a sudoeste de Arzila e de Larache. Perto desta cidade as forças do rei D. Sebastião e do sultão Mulei Moluco (Abd Al-Malik) disputaram a batalha de 1578.
Alcácer Ceguer (em árabe القصر الصغير, Al-Qsar as-Seghir, «castelo pequeno»; Ksar es-Seghir; em francês Ksar Sghir; em castelhano Alcazarseguir), é uma vila costeira do norte de Marrocos.
Alcáçovas é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Alentejo, no AltoAlentejo, Portugal.

No comments: