07 May 2015

Ásia

A Ásia é o maior continente, tanto em área como em população. A sua superfície perfaz um terço superfície emersa da Terra. Na Ásia vivem quase três quintos da população mundial. Os limites da Ásia são: a oeste a África, a Europa, o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho; a sul o Oceano Índico; a leste o Oceano Pacífico; e a norte o Oceano Glacial Ártico.
O Estreito de Bering (em yupik: Imakpik; em inglês Bering Strait; em russo Берингов пролив) separa a Ásia da América do Norte (82 km na zona mais curta).
A zona do Canal do Suez (em árabe قناة السويس‎) é o limite tradicional entre a África e a Ásia, constituindo a Península do Sinai (em árabe سيناء) um território do Egipto na Ásia.
A Europa e a Ásia constituem um conjunto continental, por vezes denominado Eurásia, sem separação geográfica bem definida, podendo ser considerado um supercontinente. A divisão tradicional entre Ásia e Europa deve-se principalmente a motivos históricos, culturais e políticos. O limite entre os dois continentes é uma mera convenção. O mais aceite entre o leste e o oeste é a cordilheira dos Montes Urais (em russo Уральские горы) e o rio Ural (em russo Урал; em cazaque Жайық) até ao Mar Cáspio (em cazaque Каспий теңізі; em russo Каспийское море). A cordilheira das Montanhas do Cáucaso (em russo Кавказские горы; em georgiano კავკასიონი; em azeri Qafqaz dağları), entre o Mar Negro (em russo Чёрное море; em abcásio Амшын Еиқәа; em georgiano უჩა ზუღა) e o Mar Cáspio, é considerada o limite da Ásia com o extremo sudeste da Europa.
Os arquipélagos da Indonésia, Malásia e Filipinas estão no limite entre a Ásia e a Oceânia (ou Australásia). Conforme os parâmetros biogeográficos considerados, os limites variam entre o leste de Bornéu (Linha de Wallace - Huxley) e o oeste da Papua (Linha de Lydekker). Em termos geopolíticos, as Nações Unidas incluem toda a Indonésia, Filipinas e Timor-Leste na região do Sudeste Asiático, com o limite entre a Ásia e a Oceânia (região da Melanésia) na fronteira política entre a Indonésia e a Papua Nova Guiné.
Alguns países, principalmente a Rússia e Turquia, estão nos dois continentes. Istambul (em turco: İstanbul; em grego Κωνσταντινούπολις), a maior cidade turca, é uma metrópole transcontinental euroasiática, situada nas duas margens do Estreito do Bósforo (em turco İstanbul Boğazı), o qual separa os lados europeu e asiático da Turquia.
Ásia (em grego antigo Ασία; em latim Asia) era, na mitologia clássica, o nome de uma ninfa marinha, mais conhecida por Clímene, filha de Oceano e de Tétis. A origem da palavra é incerta. Uma explicação é que deriva do acádio (w)aṣû(m), «subir», «sair», relacionado com o nascer do sol. Também pode referir-se a um Asios (ou Asius; em grego Άσιος) referido por Homero na Ilíada. Por sua vez, Asios proviria de Assuwa, uma região do oeste da Anatólia cujo nome teria origem no hitita assu, «bom».
A palavra Ásia designava na Antiguidade apenas a Ásia Menor (em latim Asia Minor; em grego Μικρά Ασία; em turco Küçük Asya;), ou seja a Anatólia (em turco Anadolu; em grego Άνατολή). A Anatólia corresponde à maior parte da parte asiática da moderna Turquia.
A província romana da Ásia (em latim Provincia Asia; em grego ἐπαρχία Ἀσίας) localizava-se no ocidente da península da Anatólia (Ásia Menor) e ilhas adjacente. Na era bizantina chamava-se Frígia (em latim Phrygia; em grego Φρυγία; em turco Frigya). A capital era a cidade de Éfeso (em latim Ephesus; em grego Έφεσος; em turco Efes).
Rússia e regiões da Ásia, segundo a ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) agrupa os países asiáticos, pelas fronteiras políticas, em cinco grandes regiões: 

  • Ásia Central. É constituída por cinco repúblicas da ex-União Soviética:  Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão.
  • Ásia Ocidental (ou Sudoeste Asiático ou Médio Oriente). Inclui Chipre, a parte asiática da Turquia e os países do Cáucaso. Noutras definições inclui o Irão, principalmente no conceito de Médio Oriente.
  • Ásia Meridional (ou Sul da Ásia ou Sul Asiático). Em muitas definições, o Irão é agrupado no Médio Oriente e não no Sul da Ásia. Uma importante subdivisão nesta região é o chamado Subcontinente Indiano, que inclui: Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.
  • Ásia Oriental (ou Leste da Ásia ou ainda Leste Asiático): China (RPC), Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Mongólia e Taiwan. 
  • Sudeste Asiático. Inclui os países entre a Birmânia (Myanmar), a oeste, e o extremo oriental da Indonésia.

Ásia Setentrional ou Ásia do Norte, composta pela parte asiática da Federação Russa, é englobada pela ONU na Europa Oriental.
Outras organizações, entidades e académicos, fazem diferentes divisões das regiões e subregiões asiáticas.

No comments: