13 May 2015

Baiona

Baiona é uma vila e concelho da Comarca de Vigo, no sudoeste da Galiza (comunidade autónoma no Estado Espanhol). Pertence à comarca natural do Vale Minhor. O único nome oficial de Baiona é o galego, mas em castelhano também se escreve Bayona. O nome pode derivar do rio Bainha e ter origem céltica; o elemento ibai significa rio e onna também significa rio ou fonte. A vila foi fundada com o nome de Abobriga.
Baiona (em basco e gascão Baiona; em francês Bayonne; em castelhano Bayona) é uma cidade e uma comuna no País Basco (em basco Euskal Herria), na região de Iparralde (País Basco Norte, no sudeste da República Francesa). É a capital da província basca de Lapurdi (em francês Labourd; em gascão Labord).
Baiona também é considerada uma cidade da Gasconha. No estado francês, Baiona é uma subprefeitura no departamento dos Pirenéus Atlânticos (em basco Pirinio Atlantiarrak; em francês Pyrénées-Atlantiques; em occitano / gascão Pirenèus Atlantics), na região da Aquitânia (em occitano Aquitània; em francês Aquitaine; em basco Akitania).
Há várias teorias para explicar o nome de Baiona, convergindo para um sentido ligado a água ou rio.
Baiona é um lugar da freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, no Baixo Alentejo, Portugal.
Baiona é um lugar da freguesia de Caldelas, concelho de Guimarães, no Minho, Portugal.
Baiona é um lugar da freguesia de Assentiz, ou Assentis, concelho de Torres Novas, no Ribatejo, Portugal.
Monte das Baionas ou Herdade das Baionas é um lugar da freguesia de Selmes, concelho da Vidigueira, no Baixo Alentejo, Portugal.
Bayona de Tajuña foi, até ao século XIX, o nome do município de Titulcia, na Comarca de Las Vegas, Comunidade de Madrid, Estado Espanhol, perto da confluência dos rios Jarama y Tajuña. Bayonero é um dos gentílicos de Titulcia, sendo o outro titulciano.
Bayonne é uma cidade no condado de Hudson, estado de Nova Jersey (em inglês New Jersey), nos Estados Unidos da América.

No comments: