08 May 2015

Galiza em Cascais

O bairro da Galiza localiza-se na freguesia do Estoril, concelho de Cascais, distrito de Lisboa, na Estremadura, em Portugal.
O bairro da Galiza é uma continuação do bairro Novo do Pinhal. Este é mais conhecido como Bairro do Fim do Mundo e foi alvo de um projeto de intervenção comunitária chamado Projeto Nova Esperança da Galiza, para realojamento de vários agregados familiares, entre 1992 e 1997.
A Escola Básica 2,3 da Galiza é a sede do Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, na freguesia do Estoril, concelho de Cascais. Os alunos frequentam o ensino do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.
A Escola Básica 2, 3 da Galiza foi galardoada com a bandeira verde Eco-Escola pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2012-2013. «O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.» (http://ecoescolas.abae.pt/)

A Escola Básica do 1.º Ciclo do Jardim de Infância da Galiza (EB 1 c/JI Galiza), também conhecida como Escola Primária da Galiza, faz parte do Agrupamento de Escolas de São João do Estoril.
A Casa Grande da Galiza é um centro comunitário que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Cascais e que tem como missão promover e apoiar o desenvolvimento dos projetos de vida das pessoas e famílias da comunidade, principalmente na freguesia do Estoril. Inclui infantário, ATL e centro de convívio.
A Escolinha de Rugby da Galiza (ERG) foi fundada em setembro de 2006, na sequência de um projecto do ATL da Galiza, da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Envolve crianças e adolescentes entre os 5 e os 15 anos.

A Ludoteca da Galiza é um espaço lúdico comunitário salesiano situado no Bairro Novo do Pinhal / Bairro da Galiza, na freguesia do Estorial, concelho de Cascais.
O Centro Comercial Grande Galiza é um espaço com algumas lojas, situado em São João do Estoril, concelho de Cascais.

Mapa do bairro da Galiza em Wikimapia.org.
Foto da Escola Básica 2,3 da Galiza; autora Carla Soares, em Wikimapia.

No comments: