27 May 2015

Guiné


A grande região africana denominada tradicionalmente Guiné abrange aproximadamente a zona costeira entre o cabo Verde, no Senegal, e o golfo da Guiné, até ao Gabão ou mesmo até Angola. Por vezes também é considerada toda a zona mais interior do continente africano a sul do Sahel. A maior parte dos estados modernos da África Ocidental são habitualmente incluídos na região tradicional da Guiné. Os países considerados são os seguintes: Benim, Cabo Verde, Camarões (oeste), Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Nigéria (sul), São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo. Em francês a região é chamada Côte de Guinée.
Em diversas línguas a palavra Guiné é derivada da forma em português, com algumas variantes (Guinée, Guinea). A origem da palavra em português é discutida, havendo várias hipóteses:
- de Guinéu, os habitantes negros a sul do rio Senegal, talvez originada nas palavras  em línguas berberes, tais como Aginaw, Ghinawen, Guinauha ou Genewah, devido à sua cor de pele escura; ou da frase berbere Akal n-Iguinawen, «Terra do Povo Negro» ou «País dos Negros».
- de Gana ou Ghana, antigo império na África Ocidental, na zona do atual Mali, cujo nome viria da cidade de Ghanah;
- de Djenné, uma cidade do Mali.

A palavra Guiné faz parte de vários topónimos, modernos e antigos.
Ginea (em castelhano Guinea). Povoação do município de Gaubea (em castelhano Valdegovía), no País Basco.
Guiné Alemã. Colónia alemã, de 1884 a 1916, mais conhecida por Protetorado do Togo (em alemão Schutzgebiet Togo; em inglês Togoland), no território do atual Togo e este do Gana. A denominação Guiné Alemã também se aplica à colónia dos Camarões (em alemão Schutzgebiet Kamerun), no mesmo período.
Guinea. Povoação no condado de Annapolis, província da Nova Escócia, Canadá.
Guinea. Região do condado de Gloucester, estado da Virgínia, EUA.
Guinea. Povoação do município de Frontera, na ilha de El Hierro, Ilhas Canárias, Estado Espanhol.
Guinea Grass. Aldeia do distrito de Orange Walk, Belize.
Guiné-Bissau. País da África Ocidental, entre o Senegal e a Guiné-Conakry, com capital em Bissau. Ex-Guiné Portuguesa, mais conhecida em Portugal apenas por Guiné.
Guiné ou Guiné-Conakry. Oficialmente chamada República da Guiné (em francês République de Guinée; em fula Gine), ex-colónia francesa com capital em Conakry. O uso do nome da capital na designação do país, nomeadamente em português é frequente para o distinguir da vizinha Guiné-Bissau.
Guiné Dinamarquesa (em dinamarquês Dansk Guinea). Colónia dinamarquesa, de 1658 a 1850, no sudoeste do atual Gana, mais conhecida por Costa do Ouro Dinamarquesa (em dinamarquês Danske Guldkyst).
Guiné Equatorial (em castelhano Guinea Ecuatorial, ex-Guinea Española). País localizado na África Central e em algumas ilhas do Golfo da Guiné. A capital e maior cidade é Malabo, na ilha Bioko (ex-Fernando Pó).
Guiné Espanhola (em castelhano Guinea Española, oficialmente Territorios Españoles del Golfo de Guinea). Colónia espanhola, de 1926 a 1968, no território da atual Guiné Equatorial.
Guiné Francesa (em francês Guinée française). Colónia francesa de 1891 a 1958, que fez parte da África Ocidental Francesa (em francês Afrique-Occidentale française). Tornou-se indepente com nome de Guiné (Guiné-Conakry; em francês République de Guinée).
Guiné Holandesa. Colónia dos Países Baixos, entre 1598 e 1872, mais conhecida por Costa do Ouro Neerlandesa ou Costa do Ouro Holandesa (em neerlandês Nederlandse Goudkust), ou Possessões Holandesas na Costa da Guiné (em neerlandês Nederlandsche Bezittingen ter Kuste van Guinea), no litoral do atual Gana.
Guiné Sueca. Colónia sueca, entre 1650 e 1663, no atual Gana, mais conhecida por Costa do Ouro Sueca (em sueco Svenska Guldkusten).
Golfo da Guiné (em francês Golfe de Guinée; em inglês Gulf of Guinea; em castelhano Golfo de Guinea). Golfo localizado entre a costa sul da África Ocidental e a África Central. As costas da Guiné-Bissau e da Guiné-Conakry não fazem parte do Golfo da Guiné.
Guiné Portuguesa (1446), Província Ultramarina da Guiné (1951) e Estado da Guiné (1972). Nomes da atual Guiné-Bissau enquanto colónia portuguesa, de 1446 a 1974.
La Guinea. Localidade do município de Santiago Ixcuintla, estado de Nayarit, México.
Nova Guiné. Ilha também chamada Papua ou Papuásia localizada na Melanesia, entre a Indonésia e a Austrália. A parte oriental é um estado independente, a Papua Nova Guiné (em inglês Papua New Guinea; em tok pisin Papua Niugini). A parte ocidental está sob domínio indonésio (numa situação idêntica à de Timor Leste anteriormente), dividida entre as províncias Papua e Papua Ocidental (em indonésio Papua Barat). O nome Nova Guiné foi dado pelos exploradores europeus devido a encontrarem semelhanças entre os seus habitantes e os da costa ocidental africana.
Nova Guiné Alemã (em alemão Deutsch-Neuguinea). Protetorado alemão no nordeste da Nova Guiné e ilhas vizinhas, de 1884 a 1914.
Nova Guiné Britânica (em inglês British New Guinea). Protetorado britânico no sudeste da ilha da Nova Guiné, 1884 a 1949.
Nova Guiné Holandesa ou Nova Guiné Neerlandesa (em neerlandês Nederlands-Nieuw-Guinea). Colónia holandesa na Nova Guiné Ocidental, entre 1949 e 1962. Corresponde às atuais províncias indonésias da Papua e da Papua Ocidental.
Nova Guiné Ocidental ou Papua Ocidental. Parte ocidental da ilha da Nova Guiné, subdividida nas atuais províncias indonésias da Papua e da Papua Ocidental.
Nueva Guinea. Município da Região Autónoma da Costa Caribe Sur, Nicarágua.
Território da Nova Guiné (em inglês Territory of New Guinea). Território administrado pela Austrália na anterior Nova Guiné Alemã, de 1919 a 1975.
Território da Papua e Nova Guiné (em inglês Territory of Papua and New Guinea). Território sob administração australiana na metade oriental da ilha da Nova Guiné, entre 1949 e 1975, criado pela união administrativa dos territórios da Papua e da Nova Guiné. Corresponde ao estado independente da Papua-Nova Guiné.

Outras palavras
Guiné. Ave galinácea africana também conhecida por pintada ou galinha-d’Angola (Numida meleagris).
Guiné ou rabo-de-gambá. É um arbusto ou subarbusto, Petiveria tetrandra, também chamado tipi, erva-de-pipi, erva-da-Guiné, raiz-da-Guiné.
Guinea baboon. Literalmente “babuíno da Guiné”, é o nome em inglês de um babuíno da África Ocidental, o Papio papio.
Guineafowl. Literalmente “galinhas da Guiné”, é o nome em inglês para uma família de aves galináceas africanas, como por exemplo a guiné, pintada ou galinha-d’Angola (Numida meleagris).
Guinea pig. Literalmente “porco da Guiné”, é o nome inglês para o porquinho-da-Índia ou preá-da-Índia (Cavia porcellus), um roedor sul-americano. Devido ao seu uso como cobaia em experiências científicas, a expressão guinea pig passou a designar também outros animais usados do mesmo modo.
Guinéu (em inglês guinea). Nome não oficial mas generalizado de uma moeda de ouro inglesa cunhada entre 1663 e 1814.

A palavra Guiné não deve ser confundida com Guiana ou Guyana.

Mapa: detalhe de Africae tabula nova, século XVI.

No comments: