11 May 2015

Verdades e falsidades geográficas

O Arquipélago dos Açores faz parte da Europa.
Verdade em termos históricos, culturais e políticos. A Região Autónoma dos Açores, que faz parte da República Portuguesa, foi povoada maioritariamente por portugueses e outros europeus.
Verdade e falso em termos geográficos. As ilhas dos Açores situam-se na Dorsal Média Atlântica. O grupo ocidental (Flores e Corvo) localiza-se na placa tectónica da América do Norte, enquanto as outras ilhas situam-se nos limites das placas tectónicas europeia e africana, o que significa que os Açores são geologicamente um território pluricontinental, europeu / africano e norte-americano.
O ilhéu de Monchique, o ponto mais ocidental do território português, junto à ilha das Flores, fica a cerca de 1.040 mn (1.926 km) da costa da Terra Nova (Canadá) e a cerca de 1012 mn (1.875 km) do Cabo da Roca (Portugal); no entanto, as ilhas das Flores e do Corvo ficam mais perto da costa da América do Norte do que da costa do Algarve (sul de Portugal).

O Cabo da Boa Esperança – o antigo e tenebroso Cabo das Tormentas – é o extremo sul do continente africano.
Falso. O ponto mais meridional de África é o Cabo das Agulhas, entre os oceanos Atlântico e Índico. O Cabo da Boa Esperança (em africâner Kaap die Goeie Hoop; em inglês Cape of Good Hope; em neerlandês Kaap de Goede Hoop), localizado a 34º 21' 29.16" S, 18º 28' 19.7" E, é muito mais famoso, dando o seu nome à importante Cidade do Cabo (em africâner Kaapstad; inglês Cape Town; em xhosa iKapa) e a três províncias da República da África do Sul. Porém, 150 km a sudeste situa-se o Cabo das Agulhas (em africâner Kaap Agulhas; em inglês Cape Agulhas), localizado a 34º 50' 0.35" S, 19º 59' 59.95" E, junto da localidade de Agulhas ou L’Agulhas.
As províncias na África do Sul com o nome originado no Cabo da Boa Esperança, originadas pela repartição da antiga província do Cabo em 1994, são as seguintes: Cabo Ocidental (em africâner Wes-Kaap; em inglês Western Cape; em xhosa iNtshona Kapa); Cabo Oriental (em africâner Oos-Kaap; em inglês Eastern Cape; em xhosa eMpuma Kapa); Cabo Setentrional (em africâner Noord-Kaap; em inglês Northern Cape; em tswana Kapa Bokone; em xhosa Mntla-Kapa).

O Monte Everest, na cordilheira dos Himalaias, é o ponto mais alto da Terra.
Falso ou verdadeiro, conforme o critério de análise.
O Monte Everest é o mais alto acima do nível médio das águas do mar, com os seus 8.848 metros (ou 8.844 m sem o gelo). Mas o Everest não é o ponto mais saliente do planeta, não é o que está mais afastado do centro da Terra. Se ignorarmos a água do mar, que é um factor que apenas perturba a medição rigorosa, o ponto mais afastado do centro da Terra, logo o mais alto, ou o mais perto do Sol, é o cume do vulcão Chimborazo, na cordilheira dos Andes, na República do Equador, com 6.268 m acima do nível médio das águas do mar. De facto, a Terra não é uma esfera perfeita: é achatada nos polos e bojuda na zona do equador. O Chimborazo, apesar de, acima do nível médio das águas do mar, ter menos 2.580 metros que o Everest, localiza-se apenas a cerca de 165 km a sul da linha do equador, enquanto o Everest localiza-se a mais de 3.000 km a norte do equador.
A zona dos Himalaias, com o planalto tibetano e o Monte Everest, poderá continuar a ser apelidada o teto do mundo, mas a chaminé é o vulcão Chimborazo.
Situado na fronteira entre o Nepal e o Tibete (República Popular da China), o Monte Everest é chamado em nepalês Sagarmatha (“Deusa Mãe do Céu”) e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (“Deusa Mãe da Terra”).

A Extremadura situa-se no oeste de Portugal.
Falso. A Extremadura é uma região autónoma no oeste de Espanha, fazendo fronteira com as províncias portuguesas das Beiras e Alentejo.
A Estremadura, na grafia moderna, é a província tradicional da costa oeste de Portugal.

A ilha das Flores pertence ao Arquipélago dos Açores.
Verdade. É a ilha mais ocidental dos Açores e, portanto, de Portugal e da União Europeia (regiões ultraperiféricas insulares adjacentes).
Mas na Indonésia, a noroeste de Timor também existe uma ilha das Flores (em indonésio Pulau Flores), cujo nome em português não foi alterado pelos indonésios. Esta ilha foi uma das possessões portuguesa na região, entre os séculos XVI e XIX, sendo então cedida aos holandeses.
Na Guatemala existe a ilha das Flores (em castelhano Isla de Flores) no lago Petén Itzá.
Na costa sul do Uruguai também existe uma ilha das Flores (em castelhano Isla de Flores).

A Galícia é uma região do centro da Europa.
Verdade. A Galícia (em ucraniano Галичина; em polaco Galicja; em eslovaco Halič; em alemão Galizien) foi um antigo reino, no centro da Europa, agora dividido entre a Polónia e a Ucrânia.
Contudo, Galicia é também o nome usado em algumas línguas, nomeadamente o castelhano e o inglês, para designar a Galiza, um antigo reino no noroeste da Península Ibérica, que hoje em dia constitui uma comunidade autónoma dentro do Estado Espanhol (ou Reino de Espanha). Alguns galegos e alguns brasileiros também designam a Galiza como Galicia ou Galícia.

Dos quatro países independentes com Guiné no nome, apenas um se situa no Golfo da Guiné.
Verdade. A Guiné Equatorial (em castelhano Guinea Ecuatorial) situa-se no Golfo da Guiné.
A Guiné-Bissau e a Guiné-Conakry (em francês République de Guinée) são vizinhas e situam-se na costa ocidental africana, entre o Senegal e a Serra Leoa.
A Papua Nova Guiné (em inglês Papua New Guinea) situa-se na parte oriental da ilha da Nova Guiné, a norte da Austrália.

A Macedónia é uma região histórica e geográfica grega.
Verdade. A região da Macedónia (em grego Μακεδονία) localiza-se no norte da Grécia. A capital da região é a cidade de Salonica, também conhecida como Tessalónica (em grego Θεσσαλονίκη, Thessaloniki). Na Antiguidade a Macedónia foi uma região ainda mais vasta.
Mas a antiga república jugoslava situada a norte da Macedónia grega chama-se República da Macedónia (em macedónio Република Македонија). Por isso, receando expansionismo, os gregos protestaram pela utilização do nome Macedónia quando aquela república se tornou independente. O acordo internacional foi atingido com a admissão da Macedónia na ONU sob a denominação de Antiga República Jugoslava da Macedónia (em macedónio Поранешна Југословенска Република Македонија ou ПЈРМ; inglês FYROM). A capital é Skopje (em macedónio Скопје).

A Madeira é um arquipélago da Europa.
Verdade em termos históricos, culturais e políticos.
Falso em termos geográficos. A Madeira está mais perto de África do que da Europa e mesmo tectonicamente também pertence à placa africana.
O ilhéu de Fora, junto da ilha de Porto Santo, é o ponto do Arquipélago da Madeira mais perto do continente Europeu (Cabo de São Vicente, Portugal), a cerca de 792 km (428 milhas náuticas).
O ilhéu de Cima, também junto da ilha de Porto Santo, fica a cerca de 632 km (341 milhas náuticas) do Cabo Sim, perto de Essaouira (em árabe الصويرة; antiga Mogador), em Marrocos. As ilhas Selvagens ficam a cerca de 375 km (202 milhas náuticas) do Cabo Juby (em árabe رأس جوبي, Ra’s Juby), junto de Tarfaya (em árabe طرفاية), na costa sul de Marrocos.

O Luxemburgo é uma província belga.
Verdade. A província do Luxemburgo (em francês province de Luxembourg; em valão province do Lussimbork; em luxemburguês Provënz Lëtzebuerg) situa-se no sudeste da Bélgica, na região da Valónia, junto à fronteira oeste do Grão-Ducado do Luxemburgo.
Por seu lado, o Grão-Ducado do Luxemburgo (em luxemburguês Grousherzogdem Lëtzebuerg; em francês Grand-Duché de Luxembourg; em alemão Großherzogtum Luxemburg) é um estado independente, membro da ONU, UE, OTAN, etc.

As bandeiras da Indonésia e do Mónaco são iguais (faixas vermelha e branca).
Falso. As cores são precisamente as mesmas, mas as proporções das bandeiras são diferentes: Por outro lado, a bandeira da Polónia tem também as mesmas cores, mas com a posição das faixas invertida.

As bandeiras do Luxemburgo e dos Países Baixos e (faixas vermelha, branca e azul) são iguais.
Falso. Por vezes podem ser difíceis de distinguir, mas o tom de azul do Luxemburgo é mais claro que o holandês. Além disso as proporções das bandeiras são diferentes: Originalmente a faixa vermelha da bandeira dos Países Baixos era laranja, a cor da Casa real de Orange-Nassau (em neerlandês Huis Oranje-Nassau). Esta cor é usada pelas seleções desportivas neerlandesas, assim como em diversas outras circunstâncias relacionadas com os Países Baixos.

O Cabo da Roca, em Portugal, é o ponto mais ocidental da Europa.
Verdade para a parte continental da Europa.
Falso para a Europa num sentido político, histórico e cultural. As ilhas adjacentes também são europeias. Nesse sentido o ponto mais ocidental da Europa é o ilhéu de Monchique, junto à ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, Portugal.
Por vezes o Cabo Finisterra (apesar do nome…), na Galiza, é apresentado como o mais ocidental da Europa continental. No entanto o Cabo da Roca, fica na longitude 9º 29' 59.8" W, enquanto o Cabo Tourinhão fica a 9º 17' 56.9"W, que é o ponto mais ocidental da Galiza. Na zona do Cabo Finisterra o ponto mais ocidental fica a 9º 17' 49.6"W.

O território português das Ilhas Selvagens geograficamente faz parte do Arquipélago da Madeira, Portugal.
Falso. As Selvagens são histórica, política e administrativamente uma parte da Região Autónoma da Madeira, na República Portuguesa, mas geograficamente são um arquipélago por si só, ou uma parte (geograficamente) do Arquipélago das Canárias. O ponto mais meridional do Arquipélago da Madeira (na ilha do Bugio, do grupo das ilhas Desertas) fica a cerca de 256 km (138 milhas náuticas) do ponto mais setentrional das ilhas Selvagens (o ilhéu Palheiro de Terra). O ponto mais meridional das Selvagens (o ilhéu do Sul) fica a cerca de 159 km (86 milhas náuticas) do ilhéu Roque de Fuera, junto à ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias.

A bandeira da Suíça é quadrada.
Verdade. Porém é muitas vezes erroneamente representada retangular, como quase todas as bandeiras do mundo. Apenas nos navios suíços é, de facto, usada uma bandeira retangular. As bandeiras dos cantões e municípios suíços também são tradicionalmente quadradas.

Timur é o nome de Timor em indonésio.
Falso. Timur significa “leste” em indonésio e malaio. Timor Timur significa Timor-Leste em língua indonésia, pois os indonésios usam o nome Timor que os portugueses deram à ilha. Os indonésios chamam Timor Barat ao lado oeste da ilha, ou seja Timor Ocidental
O topónimo Timor em português deriva do malaio e indonésio timur. Assim, tanto o indonésio Timor Timur como o português Timor-Leste acabam por significar leste-leste. Do mesmo modo, o nome do país em tétum, Timor Lorosa’e, também contem a palavra lorosa’e que significa “sol nascente” ou “leste”.

No comments: