18 June 2015

Lamego

Lamego é uma cidade a sul do rio Douro, na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no norte de Portugal. Faz parte do distrito de Viseu e da região do Douro na nomenclatura NUTS III. Lamego também está incluída na Região Demarcada do Douro, onde é produzido o vinho do Porto, parte da qual está incluída na Região Vinhateira do Alto Douro classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Lamego. Em baixo, vale do rio Balsemão e capelas da Senhora dos Meninos e do Senhor dos Aflitos.
A origem do topónimo Lamego tem várias teorias. Uma delas indica que o nome da cidade vem de Lamaecus, de origem pré-romana, pré-céltica ou lígure, na raiz lam(a). Uma teoria defende a raiz comum dos topónimos Lamego, Lima (rio galego e minhoto) e Lemos (de Monforte de Lemos, na Galiza).
A cidade foi chamada Lamico pelos mouros. Durante a reconquista foi inicialmente tomada, em 910, por Ordonho II da Galiza e definitivamente, em 1057, por Fernando Magno de Leão e rei consorte da Galiza.
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
O nome de Lamego também pode ter origem nos lameiros no vale do rio Balsemão, junto da cidade. Um lameiro é um terreno húmido, alagadiço, encharcado ou de regadio onde cresce muito pasto para alimento do gado; é também uma terra de cultivo onde há humidade constante. A palavra lamego, nomeadamente na Galiza, é um dos sinónimos de lameiro ou de terreno com muita lama.
Lamego. Vale do rio Balsemão. À esquerda a Capela do Senhor dos Aflitos.
Lamego é também uma variedade de arado que lavra fundo e é puxado por mais de uma junta, com um varredouro, para limpar a terra das raízes soltas. Este tipo de arado também é chamado labrego.
A ave de rapina Falco tinnunculus é conhecida na Galiza por lamego, lamote, minhato, bejato, etc, chamada em Portugal peneireiro e francelho.
O gentílico de Lamego é lamecense.
  • Outros Lamegos
Lamego. Lugar da paróquia de Camanzo, no concelho de Vila de Cruzes, comarca do Deza, na Galiza.
Lamego. Lugar da paróquia de Salamonde, no concelho de San Amaro, comarca do Carbalhinho, na Galiza.
Lamego. Lugar da paróquia de Seira, no concelho de Rois, comarca do Sar, na Galiza.
Os Lamegos. Lugar da paróquia da Couboeira (Santa Maria Madanela), no concelho de Mondonhedo, comarca da Marinha Central, na Galiza.
Nova Lamego. Antiga localidade no norte de Angola, durante o período colonial.
Nova Lamego. Nome da cidade de Gabu, na Guiné-Bissau, durante o período colonial.

No comments: